O vazamento de óleo causado pela explosão de uma plataforma extratora no Golfo do México, toma proporções ainda maiores e chega ao Brasil. Pescadores do Maranhão avistaram hoje uma grande mancha do produto bem perto da costa. Carlos Jadé, um dos tripulantes do barco, descreve o que viu: "A gente tava indo jogar a rede num ponto conhecido quando começamos a ver umas manchas soltas. Olhando mais pro horizonte tinha uma enorme, nem consegui ver o final dela"
Neste momento, 4% de todo o oceano atlântico está tomado pelo óleo. Cientistas trabalham incansavelmente para controlar o vazamento a fim de salvar a vida marinha restante, pois infelizmente muitas das perdas já se tornaram irreparáveis. "Esse é um desastre ecológico sem precedentes, talvez comparável ao que extinguiu os dinossauros" afirma Guilherme Mullher, especialista ouvido pelo gaveta. Segundo ele, se o vazamento não for extinto em cerca de 6 Meses, o risco passa a se estender também a raça humana. "Não podemos avaliar ainda como seria um mundo sem o acesso aos recursos do oceano, mas meu maior medo é um possível incêndio sobre toda a superfície dos oceanos. Certamente não sobreviveríamos"
A British Petroleum, empresa responsável pela plataforma acidentada, concorda que as perdas são enormes, mas garantem que o problema será resolvido o quanto antes. "Infelizmente todas as tentativas até agora não foram 100% eficientes, mas a próxima tem muitas chances de dar certo. Se isso não funcionar, eu mesmo mergulho e vou até lá tapar com a mão se for preciso", promete Adolff Fletcher, presidente da British Petroleum.
Related Posts:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário