Jiló é cancerígeno
In Ciênciaquarta-feira, 30 de junho de 2010
Na próxima vez que você obrigar seu filho a comer jiló, saiba que você não está agredindo somente o paladar dele, mas também seu estômago. Após dez anos de pesquisas, responsáveis pela Universidade Agrícola do Nordeste divulgaram resultados alarmantes sobre a ligação entre o câncer de estômago e o consumo de jiló.
O estudo foi feito com um grupo de 200 pessoas, 100 deles com a doença. Dos que afirmaram consumir jiló regularmente, 90% estão com a doença. Esse número baixa para 7% entre os que já provaram alguma vez na vida e menos de 1% entre os que nunca comeram. Os cientistas ligam tal fato à uma substância chamada Gostuss Horriviris presente em abundância no fruto, e que confere o peculiar gosto amargo. Em outro processo do estudo, os que nunca comeram foram alimentados durante os 10 anos com jiló uma vez por semana. O resultado impressiona; dos que não tinham a doença, 90% tiveram a doença, o que aponta ao mesmo resultado feito anteriormente e praticamente comprova a nocividade do mesmo. Os que estavam doentes e foram expostos ao consumo morreram todos.
O Ministério da Agricultura já foi acionado e orientado a proibir imediatamente a venda do jiló. Entretanto, o orgão vem enfrentando dificuldades em convencer o Presidente a sancionar a lei, pois este é um grande apreciador do fruto, e não está disposto a abandonar o consumo do mesmo em seus cozidos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário